João Branco, engenheiro florestal, é o novo presidente da Quercus

Nova direcção quer dar mais atenção ao meio marítimo, pescas e agricultura

30.03.2015

João Branco, 47 anos, engenheiro florestal residente em Vila Real, é o novo presidente da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. A nova direcção nacional, eleita no sábado, quer dar prioridade às questões relacionadas com as pescas, conservação do meio marítimo e ainda aos assuntos que se prendem com a agricultura, revelou o recém eleito presidente ao Ambiente Online.

 

“Já desenvolvemos muito trabalho na área da água, energia e alterações climáticas. Queremos criar estas novas áreas para que o cidadão tenha acesso a mais informação, nomeadamente numa altura em que se fala da possível exploração de petróleo no Algarve”, exemplifica o novo presidente.

 

João Branco revela ainda que é intenção da Quercus reforçar os núcleos regionais com mais meios financeiros e humanos. “A maior parte do trabalho dos núcleos é voluntário, mas para organizar uma conferência, por exemplo, precisamos de orçamento”, garante.

 

O novo presidente salienta que a nova direcção pretende igualmente “dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas várias áreas temáticas, que são dezenas”, sublinha.

 

A associação realizou no sábado, 28 de Março, em Lisboa, uma Assembleia Geral para eleição dos membros dos novos órgãos associativos nacionais (Direcção Nacional, Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Comissão Arbitral) para um mandato de dois anos.

 

Apresentaram-se às eleições da Quercus duas listas candidatas, a Lista A, que tinha como candidata a presidente da Direccão Nacional, Maria de Lurdes Cravo Anjo, e a Lista B, que apresentava como candidato João Filipe Fernandes Branco.


No final do processo eleitoral, que decorreu durante várias horas, foi eleita a Lista B para todos os órgãos sociais da Quercus. Para a direcção nacional, órgão executivo da associação, a Lista B conseguiu um total de 201 votos, o equivalente a 70 por cento, contra os 85 votos da Lista A. O processo eleitoral contou com a participação de muito sócios da Quercus de Norte a Sul do País.

 

João Branco sucede a Nuno Sequeira, que esteve no cargo dois mandatos, de Março de 2011 a Março de 2015. A nova Direcção Nacional da Quercus, que tem como Vice-Presidentes Diogo Lisboa e Paula Silva, conta com Albino Pinho como Tesoureiro, Célia Vilas Boas como Secretária, e Nuno Sequeira, Samuel Infante, João Carlos Baptista e Ricardo Nabais como Vogais. Raúl Silva, Elisabete Moura e Tobias Wolfert, como vogais suplentes, integram também esta nova direcção.

 

Ana Santiago 

TAGS: novo presidente , Quercus , João Branco , eleições
Vai gostar de ver
VOLTAR