Lis-Water mobiliza 40 milhões de euros para os próximos 7 anos

Lis-Water mobiliza 40 milhões de euros para os próximos 7 anos

Já foi apresentada a proposta da Lis-Water, no valor de cerca de 40 milhões de euros, relativa à fase 2 do programa europeu Teaming do seu projeto, no quadro do Horizon 2020 Spreading Excellence Widening Participation. A juntar a esta captação de apoio comunitário foram adicionadas nove cartas de compromisso para financiamento complementar, provenientes de entidades portuguesas públicas e privadas, que totalizam 18,2 milhões de euros, um valor superior ao do financiamento Teaming solicitado.


O conjunto do financiamento europeu e o captado diretamente pela Lis-Water destina-se a financiar os primeiros sete anos de operação do LIS-Water e a decisão da Comissão Europeia quanto ao co-financiamento chegará dentro de quatro ou cinco meses. O montante restante será assegurado por parceiros públicos e privados e por receitas próprias da Lis-Water, cujo coordenador é Jaime Melo Baptista, investigador no LNEC (no foto).


Para esta candidatura, de acordo com informação prestada pela Lis-Water, foram recebidas e incluídas na proposta 83 cartas de apoio, representando um grupo de entidades nacionais, estrangeiras e internacionais. De entre estas, para além das nove de compromisso para financiamento complementar, estão missivas que transmitem o apoio do Governo, das autoridades nacionais de ciência e tecnologia, da administração pública dos serviços de água e recursos hídricos, dos serviços públicos de água e de empresas privadas, para além do principal promotor, o LNEC.


Na preparação da fase 2 da Lis-Water foi já aprovado o projeto destinado à renovação do futuro edifício sede da organização que também recebeu o apoio da Câmara Municipal de Lisboa para a requalificação da área circundante ao edifício, com a criação de um jardim de água multiuso, incluindo zonas lúdicas, educativas e experimentais. Este projeto será implementado no âmbito de Lisboa, Capital Verde Europeia 2020.


A LIS-Water anunciou também já integrar mais de 110 organizações de alguma forma associadas, sendo 85% portuguesas, 11% estrangeiras e 4% internacionais. As entidades aderentes são governos, organizações internacionais, administração pública, universidades e centros de investigação, serviços públicos de água, associações da água, empresas privadas e de media. Estas adesões cobrem todas as áreas de atividade da LIS-Water e abrangem geograficamente os cinco continentes.


A Lis-Water relembra que durante o último ano foram desenvolvidos e apresentados os resultados da fase 1 do seu projeto, através de 19 relatórios, incluindo o plano estratégico e o plano de negócios. “A avaliação da Comissão Europeia à fase 1 do LIS-Water foi muito positiva e refere nomeadamente que o projeto atingiu plenamente todos os seus objetivos e metas”, conclui a informação da Lis-Water.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.