MARL aposta em medidas de poupança dos consumos de energia e água

MARL aposta em medidas de poupança dos consumos de energia e água

A instalação de quatro tanques de inércia é o mais recente investimento feito pelo Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL), no âmbito das políticas de responsabilidade ambiental do grupo SIMAB em que se integra.

A medida deverá permitir uma poupança de energia na ordem dos 15%. Isto porque os tanques têm um volume de água correspondente a 25% da água que circula no sistema fechado de produção de frio que alimenta o MARL, e servem para estabilizar a temperatura de retorno às unidades terminais, otimizando o funcionamento dos compressores.

Também foi recentemente instalado um sistema de monitorização dos consumos de energia, através da colocação e parametrização de contadores parciais de energia em todos os quadros gerais dos pavilhões. Os consumos passaram a ser medidos por tipologia de energia, ou seja, iluminação interior, exterior, de emergência e AVAC, bem como instalação dos respetivos concentradores.

Os consumos de água também passaram a ser geridos através de um sistema inteligente. Para reduzir o consumo de água, o MARL apostou ainda numa fonte alternativa: um furo de captação de água subterrânea. Assim, as elevadas quantidades de água necessária para a limpeza do Pavilhão do Pescado já não terão como fonte a rede de abastecimento.

Os mercados de Braga, Évora e Faro deverão ser os próximos a seguir o exemplo e implementar componentes tecnológicas inovadoras, nomeadamente na monitorização inteligente da rede e dos consumos de água e energia (telemetria).

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.