Marlene Marques (Geota): “Coastwatch é programa ambiental que dura há 25 anos em Portugal” (C/ VÍDEO)

11.09.2015

O Coastwatch, um projecto de âmbito europeu, que é coordenado a nível nacional pelo Geota – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, é o programa de edução ambiental mais antigo no país e dura ininterruptamente há 25 anos, destaca a presidente do Geota, Marlene Marques.

 

“Continua a ser posto em prática todos os anos e envolve cidadãos, desde estudantes, a pais, passando por directores gerais até pescadores. Qualquer cidadão pode participar”, explica a dirigente que revela que em média participam quatro mil pessoas por ano.

 

Marlene Marques acredita que ao conhecer melhor o litoral os cidadãos começam a protegê-lo mais. “Só amamos aquilo que está próximo dos nossos olhos. A grande valia deste projecto - e nós julgamos que é por isso que ele se perpetua tanto no tempo - é levarmos as pessoas a experienciar e a criar laços que se tornam efectivos. Muitas vezes o mesmo cidadão faz durante anos seguidos o mesmo bloco de costa porque cria laços de afecto e começa a interessar-se por proteger”, descreve.

 

No âmbito do programa é feita recolha de dados sobre o estado do litoral. “Aprendemos diversas realidades sobre o litoral desde as alterações da costa a implantações ilegais e que provocam um grande desordenamento da costa. Muitas vezes é possível resolver alguns dos problemas que são identificados”, assegura.

 

A presidente do Geota revela que o Coastwatch continuará a existir além dos 25 anos porque os cidadãos assim o pretendem já que há problemas que não estão resolvidos e tendo em conta que é preciso melhorar as políticas públicas sobre a gestão do litoral e do mar. “Somos na Europa dos países com maior soberania no mar e temos 18 vezes mais área territorial sob a nossa jurisdição no mar do que em terra”.

 

A dirigente considera ainda que projectos como este ajudam a encontrar soluções para os grandes desafios. Estudos científicos indicam que os oceanos vão mudar profundamente nos próximos tempos, lembra. “Os oceanos já estão a aumentar a sua acidez. A poluição está a aumentar. O nível médio das águas do mar também está a aumentar. Há cientistas que afirmam que já está a acontecer a sexta grande extinção da biodiversidade no planeta”, sublinha.

 

O seminário internacional Coastwatch – Perspectivando a Educação Ambiental sobre o Litoral – 25 anos do projecto Coastwatch – realizou-se esta quinta e sexta-feira, 10 e 11 de Setembro, na sala “O Século” nas instalações do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, em Lisboa.

 

Ana Santiago

TAGS: Semana Comentada , Coastwatch , programa de educação ambiental , mar , litoral , poluição
Vai gostar de ver
VOLTAR