Ministro confirma cancelamento da construção da Barragem do Fridão

Ministro confirma cancelamento da construção da Barragem do Fridão

A Barragem do Fridão, que devia ser construída pela EDP no rio Tâmega, vai ser cancelada, afirmou hoje João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética, na Assembleia da Republica em sessão da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Segundo o ministro não haverá lugar a indemnização à EDP na linha do que já sucedeu com a mesma na barragem do Alvito e com a Endesa em Girabolhos, construções que não foram adiante. Para a construir a EDP tinha adiantado ao Estado, há cerca de uma década, cerca de 218 milhões de euros.

Para o governante, a EDP mostrou repetido desinteresse em prosseguir com a construção da barragem do Fridão, o investimento não é fundamental para o PNEC2030 – Plano Nacional de Energia e Clima e existem alternativas para produzir eletricidade que envolvem investimentos e impactos ambientais menores.

Este projeto estava a ser muito contestado também pelos ambientalistas do GEOTA, que entre argumentos jurídicos e económicos, destacava o perigo para a cidade de Amarante em caso de catástrofe.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.