Ministro do Ambiente: “Portugal tem tudo para ter um papel relevante no mundo neste setor”

Ministro do Ambiente: “Portugal tem tudo para ter um papel relevante no mundo neste setor”

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, inaugurou hoje, dia 18, o Pavilhão de Portugal, na área de Exposição do 8º Fórum Mundial da Água e expressou a ambição de que o país possa desempenhar um papel relevante na resposta aos desafios globais na área da água.

“Há dois mil milhões de habitantes do planeta que não têm água potável”, recordou o governante, salientando o desafio crescente da escassez hídrica que ameaça já hoje várias regiões do mundo, incluindo a bacia do Mediterrâneo, mas também a falta de acesso universal a serviços de água de qualidade noutros locais do globo, como a África subsariana.

O cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na área da água, assumidos por 193 países em 2015, obrigam, por isso, a “uma grande discussão que o mundo tem de fazer” e na qual Portugal pode ter um papel de relevo, tendo em conta o seu percurso neste setor nas últimas décadas.

O ministro salientou que o país é já hoje “uma referência” em termos institucionais, regulatório, empresarial, técnico e científico, após ter alcançado uma cobertura superior a 98% de água segura e uma excelente qualidade de águas balneares, em virtude dos mais de 10 mil milhões de euros canalizados para o setor desde os anos 90. “Portugal tem tudo para ter um papel relevante no mundo neste setor”, sentenciou.

Ainda assim, João Pedro Matos Fernandes recordou que é necessário “alguma humildade”, porque as soluções para os problemas do setor não podem ser replicadas em qualquer local, sem atenção à realidade específica de cada país.

O Pavilhão de Portugal pretende afirmar-se assim como uma montra da capacidade de realização do setor português da água. “Este espaço é o melhor para o poder mostrar”, afirmou. “Tenho a certeza de que a nossa participação vai ser muito bem-sucedida”, disse ainda.

O espaço de 216 m2 conta com um auditório para 30 pessoas, bem como uma zona de realidade virtual e ecrãs touchscreen, onde é possível consultar informação sobre entidades públicas e privadas portuguesas do setor, bem como os projetos promovidas por estas nos quatro cantos do mundo através de um mapa interativo.

O ministro do Ambiente destacou também o facto de Portugal ter sido chamado a liderar a elaboração do relatório Europa, no âmbito do Processo Regional do 8º Fórum Mundial da Água. Amanhã, dia 19, será feita a apresentação oficial deste relatório também no Pavilhão de Portugal.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.