Ministro do Ambiente: Inovação é vital para setor da água (COM VÍDEO)

27.09.2017

O Ministro do Ambiente vai presidir nesta manhã de quarta-feira à cerimónia de abertura da conferência “EIP Water Conference”, no âmbito da Porto Water Innovation Week, um evento internacional dedicado à inovação no setor da água e que decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Ver vídeo aqui.
 
“Sendo este um domínio da novidade, Portugal como muitos outros países que vão estar presentes, tem muito a aprender. Este acontecimento no Porto é vital para a sustentabilidade do ciclo urbano da água e do setor da água”, antecipa João Pedro Matos Fernandes em declarações ao Água&Ambiente na Hora.

O Ministro do Ambiente considera que Portugal vive atualmente um momento de viragem e pode orgulhar-se das soluções que construiu internamente e que exporta.

“No contexto das utilities, o setor da água foi aquele em que a inovação chegou mais tarde. Existe ainda, mesmo junto de algumas entidades gestoras, a sensação de que a água e a recolha e tratamento de efluentes é uma coisa de vala aberta, botas sujas, luvas cardadas. É evidente que, se é necessário continuar a cuidar das infraestruturas, cada vez mais os grandes desafios acontecem na gestão das pressões; na redução das perdas de água; faturação rigorosa e estruturação de redes inteligentes que permitam a sustentabilidade destes mesmos sistemas”, sublinha João Pedro Matos Fernandes.
 
O jornal Água&Ambiente é media partner do evento e marcará presença no stand nº 23 do Business Trade Show. Hoje, às 18h00, será também antecipada a 12.ª Expo Conferência da Água, revelando-se os momentos chave na Tech Talk “Garantir a Sustentabilidade, Procurar a Excelência. Os desafios e oportunidades do setor na 12.ª Expo Conferência da Água”.

TAGS: Porto Water Innovation Week , 12ª Expo Conferência da Água , água , inovação
Vai gostar de ver
VOLTAR