Murade Murargy (CPLP): “Sector da energia vai trazer mais-valias ao processo de desenvolvimento” (C/ VÍDEO)

24.06.2015

O Secretário Executivo da CPLP (Comunidade dos Países e Língua Portuguesa), Murade Murargy, considera que o sector da energia vai trazer mais-valias a todo o processo de desenvolvimento que a maioria dos países da comunidade está a levar a cabo.

 

“A energia vai permitir que a CPLP, na sua visão estratégica, defina uma agenda comum. Todos os nossos países têm potencial a este nível, seja nas energias renováveis, seja nas não renováveis. É através dela que podemos contribuir para o maior ímpeto no desenvolvimento dos países de todo o grupo”, destacou ao Ambiente Online, no decorrer da I Conferência “Energia para o Desenvolvimento da CPLP”, que se iniciou hoje e se prolonga até amanhã no Centro de Congressos do Estoril.

 

Murade Murargy considera que esta primeira conferência marca a viragem da CPLP para questões económicas e empresariais. “A iniciativa é de louvar. Não foi fácil. Quando se irá repetir não sei. Implica muitos recursos numa fase em que todos os países estão em regime de austeridade. Mas temos que nos congratular pela sua realização. Conseguimos fazer um levantamento das capacidades energéticas em todos os nossos territórios”, destacou.

 

Cascais, que na terça-feira recebeu também o primeiro encontro de ministros da energia da CPLP, tem sido a capital da energia da comunidade. “Tivemos uma forte colaboração do presidente da Câmara Municipal de Cascais, que considero como padrinho destas iniciativas, não só do domínio da energia, mas também em causas nobres a favor da CPLP, como a campanha “Juntos contra a fome”, que fizemos em Cascais”, elogiou.  

 

Ana Santiago 

TAGS: CPLP , Secretário Executivo da CPLP (Comunidade dos Países e Língua Portuguesa) , Murade Murargy , Semana Comentada
Vai gostar de ver
VOLTAR