Nova colunista do Ambiente Online vai escrever sobre Angola

10.09.2018

O Ambiente Online vai contar a partir deste mês com uma nova secção “Opinião Angola”. Com periodicidade mensal este artigo será da autoria de Helena Leitão de Barros, consultora ambiental com vasta experiência em países africanos, nomeadamente Angola onde esteve e está envolvida em diferentes projetos no país.

 

Logo no primeiro artigo, a publicar amanhã, pode ler-se “o problema de segurança e risco para as populações ligados à progressão de ravinas não é recente, antes agravou-se nos últimos 10 anos” O primeiro artigo designado “Ravinas”, tratará este sério problema que está a surgir em diversos lugares de Angola e refere igualmente como o Estado angolano e outros agentes estão a ser chamados a responder a estas novas exigências.

 

Helena Leitão de Barros, consultora  ambiental e social com larga experiência em Portugal, Angola e Cabo Verde, trabalhou em várias empresas portuguesas, angolanas e multinacionais, em especial nas áreas de avaliação de impactes ambientais e gestão ambiental. Em Angola foi Team Leader  Resident  para a componente Ambiental e Social do Programa Multisectorial de Emergência e Reabilitação, coordenado pelo Ministério do Planeamento e financiado pelo Banco Mundial (2007-2011). Em Cabo Verde trabalhou como Especialista de Campanha Ambiental e Social (Internacional) (2015- 2016)  no Projecto de Desenvolvimento do Abastecimento de Água na Ilha de Santiago, financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão.

 

É Mestre em Transportes, pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa e licenciada em Planeamento Regional e Urbano, pela Universidade de Aveiro. Foi docente do ensino superior em Portugal na Escola Náutica Infante D. Henrique (2001 a 2007) e em Angola na Universidade Independente de Angola (2009-2013).


Desde novembro de 2015 que o Ambiente Online publica mensalmente a opinião de 13 especialistas sobre tecnologia, tendências e apoios comunitários nas áreas da água, energia e resíduos. 


A par destes artigos, para comentar semanalmente a atualidade, o portal Ambiente Online conta ainda com a colaboração de Jaime Melo Baptista (Água), Rui Berkemeier (Resíduos) e Energia (Carlos Zorrinho).

 

 

 

VOLTAR