Novo presidente do grupo Águas de Portugal toma posse a 1 de Junho

João Nuno Mendes vai substituir Afonso Lobato Faria que renunciou ao cargo

12.05.2016

É já no próximo mês, dia 1 de Junho, que assume funções o novo presidente do conselho de administração do grupo Águas de Portugal (AdP), João Nuno Mendes, apurou o Ambiente Online.

 

João Nuno Mendes foi um economistas que colaboraram na elaboração do plano económico do Partido Socialista antes das últimas eleições.  

 

O seu nome foi indicado pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, para suceder ao anterior presidente do Conselho de Administração, Afonso Lobato Faria, que renunciou ao cargo, que ocupava desde 2011, por não concordar com as ideias da tutela para o sector, que classificou como “um inútil retrocesso para a sustentabilidade do grupo e por inerência para o sector da água em Portugal”.

 

A CRESAP (Comissão de Recrutamento e Selecção da Administração Pública) ainda emitirá entretanto um parecer sobre esta nomeação. Os pareceres da CRESAP para os gestores públicos não são vinculativos, mas as indicações são normamente seguidas.

  

João Nuno Mendes, 43 anos, foi quadro da Galp Energia nos últimos nove anos. Desempenhava o cargo de director de Inovação, Desenvolvimento de Negócios e Sustentabilidade. Entre 2002 e 2007 ocupou o cargo de director financeiro da Amorim Imobiliária e da Amorim Turismo.

 

De 1996 a 1999 foi assessor económico do então primeiro-ministro António Guterres e secretário de Estado do Planeamento quando Elisa Ferreira tinha a pasta do Ambiente tendo assumido responsabilidades no domínio do terceiro quadro comunitário de apoio.

 

Ana Santiago

 

Créditos da foto: Manuel Aguiar 

TAGS: Novo presidente do grupo Águas de Portugal , João Nuno Mendes , tomada de posse
VOLTAR