Pacote Energia Limpa "tem que estar em linha com Paris para ser credível", defende Carlos Zorrinho

15.01.2018

O eurodeputado do PS, Carlos Zorrinho, defende que o Pacote Energia Limpa tem que estar em linha com o Acordo de Paris para ser credível. “Aquilo que for aprovado agora no Parlamento Europeu e posteriormente fechado com o Conselho Europeu terá que estar em linha com os compromissos assumidos no quadro do Acordo de Paris. Seria uma irresponsabilidade ter uma posição diferente”, vincou há minutos em Estrasburgo.

 

O pacote está esta tarde a ser discutido no Parlamento Europeu e vai a votação na próxima quarta-feira. Carlos Zorrinho espera que as votações de dia 17 confirmem o intenso trabalho desenvolvido.

 

“Apostar na energia limpa significa mais qualidade de vida, menos catástrofes, mais segurança e menos pobreza energética reduzindo as migrações forçadas”, frisou o eurodeputado que é membro da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia no Parlamento Europeu.

 

Na sua intervenção Carlos Zorrinho, comentador do Ambiente Online, disse ainda que tem orgulho no caminho da descarbonização trilhado pelo seu país, que se tem colocado na primeira linha neste processo.

 

“O incremento das interconexões até pelo menos 15 por cento até 2030 permitirá a Portugal prosseguir o caminho traçado”, lembrou o co-relator sombra do Grupo dos Socialistas e Democratas no regulamento da Governance da União da Energia.

VOLTAR