Painel de Excelência vai debater temas chave do setor no Fórum dos Resíduos

15.03.2017

11º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de abril num momento crucial para o setor e conta com um painel de excelência para promover o debate sobre questões chave. O programa final já está disponível na íntegra aqui.


O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, marcarão presença na sessão solene de abertura. Carlos Martins falará sobre os três grandes desafios para a política de resíduos: cumprimento de metas; financiamento e gestão do SIGRE em concorrência.
 
Já o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, focalizará a sua intervenção no papel das empresas na gestão dos resíduos e do SIGRE, em particular no quadro do novo paradigma que constitui a economia circular.


Os desafios que as mudanças no setor colocam ao regulador, à Autoridade Nacional de Resíduos e à Direção Geral de Atividades Económicas também serão abordados.
 
O PERSU (Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos) será assunto para debater no primeiro dia. A opção pelo TMB (Tratamento Mecânico Biológico) em Portugal é irreversível? Esta é uma das questões que se colocam.

O primeiro ano de aplicação do regulamento tarifário dos resíduos marca também o primeiro dia do fórum, que abordará ainda as guias eletrónicas de resíduos, atualmente em período de adesão voluntária até que seja publicada a portaria.

 
O dia termina com a discussão à volta do Plano Estratégico de Resíduos Hospitalares, que este ano não escapa ao Fórum.

O segundo dia de Fórum Nacional de Resíduos começará com a análise das novas exigências europeias que o pós 2020 traz ao setor dos resíduos analisando o contributo do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

O desvio de resíduos de aterro e valorização energética no cenário 2030 será outro dos temas a abordar.

OPERACIONALIZAÇÃO DO SIGRE EM DEBATE 
 
Na tarde do segundo dia estará em cima da mesa o tema quente que constitui o SIGRE e a sua operacionalização. Será debatida a dinâmica das novas licenças e os mecanismos de alocação e compensação de resíduos.
 
O dia terminará com uma reflexão sobre o futuro da gestão de resíduos: méritos e deméritos da delimitação de setores.  
 
O 11º Fórum Nacional de Resíduos é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media.

As inscrições para o evento podem ser feitas diretamente aqui.

TAGS: 11º Fórum Nacional de Resíduos
Vai gostar de ver
VOLTAR