Parlamento Europeu vota decisões drásticas contra plásticos de uso único

Parlamento Europeu vota decisões drásticas contra plásticos de uso único

Plásticos de uso único como pratos, cutelaria, palhinhas, balões ou cotonetes – considerados responsáveis por 70% do lixo marinho - vão ser banidos em 2021 segundo o projeto ontem aprovado no Parlamento Europeu (PE). O PE estendeu a proibição após 2021 a outros plásticos oxo-degradáveis como sacos, embalagens e caixas de fast food, feitos de polistireno expandido.

Para outros produtos plásticos, para os quais não há atualmente alternativas viáveis, deverá ser reduzido em 25% até 2025. Estes items incluem caixas de hambúrguer ou de sanduiches, e caixas para vegetais, frutas, sobremesas ou gelados.

As garrafas plásticas terão de seletivamente recolhidas e recicladas a uma taxa de 90% também até 2025.

As novas regras aplicam-se aos cigarros cujos filtros contém plástico e que devem sofrer reduções de 50% até 2025 e 80% até 2030. Também os aparelhos de pesca, responsáveis por 27% do lixo encontrado nas praias, devem ser recolhidos pelo menos em metade das perdas até 2025 e 15% deverão ser encaminhados para reciclagem.

Esta decisão do PE surge após um relatório do deputado Frédérique Ries e foi votado favoravelmente por 571 deputados, com 53 votos contra e 34 abstenções. Ries comentou “ acabámos de adotar a legislação mais ambiciosa de sempre contra plásticos de uso único”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.