Pedro Serra foi eleito para o Comité da Convenção da Água da ONU

12.10.2018

Pedro Serra foi eleito, por unanimidade, para o Comité de Implementação da Convenção da Água da ONU, por ocasião da Reunião das Partes da Convenção que está a decorrer em Astana, Cazaquistão. Esta candidatura foi promovida pela APA-Agência Portuguesa do Ambiente  em nome do Ministério do Ambiente de Portugal.


Pedro Serra é um dos maiores especialistas portugueses em matéria de recursos hídricos e internacionalmente reconhecido no respeitante a cooperação transfronteiriça em rios internacionais. Engenheiro civil de formação, Pedro Serra tem aconselhado vários países em matéria de água e desenvolvido projetos um pouco por todo o mundo. Foi um dos negociadores da Convenção de Albufeira sobre a gestão compartilhada dos rios luso-espanhóis de 1998 e é presentemente negociador-chefe em nome do Estado Português relativamente à atualização dos regimes de caudais da Convenção de Albufeira.


O Comité de Implementação da Convenção da Água tem como mandato assistir as Partes e candidatos à Convenção em matérias relacionadas com a implementação e cumprimento com os objetivos e princípios de gestão sustentável da água, evitando disputas formais em benefício de cooperação e troca de experiências.


E será Conferencista na 13ª Expo Conferência da Água em novembro


Pedro Serra já era responsável por um painel da 13ª Expo Conferência da Água a realizar na tarde de 21 de novembro. A sessão, a realizar logo no primeiro dia, em 21 de novembro, terá como tema o facto de ainda existirem fragilidades do setor português da Água, embora internacionalmente Portugal seja apontado como um caso exemplar na gestão da Água. Prevê “discutir as questões, e as soluções para elas, que podem ser perseguidas por todos aqueles que têm responsabilidades no setor, unindo esforços com vista à obtenção do resultado desejado: que todos os portugueses possam ter acesso a serviços de água com a qualidade e a continuidade devidas a um preço acessível”, conclui.

 

Presentemente consultor e assessor da Administração da TPF-Planege, Pedro Cunha Serra é licenciado e Mestre em Engenharia Civil pelo IST. Iniciou carreira na COBA, em 1969 e em 1994 assumiu o cargo de presidente do Instituto da Água de Portugal onde esteve até 1999.  Depois foi Presidente do Instituto Regulador de Águas e Resíduos, do Instituto de Estradas de Portugal e, entre Maio de 2005 e Novembro de 2011, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Águas de Portugal. Recentemente coordenou os trabalhos de elaboração do Plano Nacional da Água.

 

 

 

VOLTAR