PNEC 2030: Governo aposta na eletrificação da Economia para conseguir descarbonizar

PNEC 2030: Governo aposta na eletrificação da Economia para conseguir descarbonizar

“O PNEC estabelece uma meta para renováveis nos transportes de 20%, que em parte é respondida por um significativo aumento do consumo de eletricidade nos transportes que passa a representar 10% dos consumos”, salientou hoje Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética (MATE), na apresentação nacional do Plano Nacional de Energia e Clima com o horizonte 2030.

O ministro adiantou que o plano “estabelece uma meta para renováveis nos transportes de 20%, que em parte é respondida por um significativo aumento do consumo de eletricidade nos transportes que passa a representar 10% dos consumos”. O ministro recordou que os transportes são responsáveis por cerca de 24% das emissões nacionais de gases com efeito de estufa e, por esse motivo, um dos principais setores a abordar. Referiu ainda ser os Transportes “o setor em que se esperam maiores disrupções na próxima década, em que a mobilidade elétrica e partilhada assume protagonismo e em que a mobilidade autónoma começará a trilhar caminho”. Assegurou que esta aposta “será necessariamente acompanhada de um reforço da rede pública de carregamento, a par do desenvolvimento de soluções para empresas em parques de estacionamento”. Neste campo de atuação garantiu que o Governo está “a criar as condições para o desenvolvimento da mobilidade ativa, principalmente nas cidades, bem como da mobilidade partilhada e conectada que começará a assumir expressão na próxima década”.

Para o MATE a descarbonização da mobilidade não se esgota na promoção da mobilidade elétrica. “Haverá uma aposta continuada no transporte público, que altere os padrões de mobilidade dos portugueses e inverta as tendências de anos recentes” – e disse que “é certamente uma das mais importantes medidas de descarbonização e de eficiência energética que conseguimos antever”.

Matos Fernandes exemplificou que a nova estratégia refletida no PNEC 2030 já se começou a materializar com o Programa de Apoio à Redução dos Tarifários (PART), com o recente lançamento dos concursos para o Metro de Lisboa, para os investimentos da CP e para a aquisição de novas embarcações para a Transtejo. Concluiu Acrescentando que “o apoio à descarbonização das frotas públicas de transportes apoiada pelo POSEUR, com a aquisição de 750 autocarros limpos, dos quais 159 elétricos, demonstram o empenho do Governo na promoção do transporte público”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.