PO SEUR está a analisar 97 projectos na área dos resíduos para apoio de 170 milhões

Candidaturas destinam-se a reciclagem multimaterial e valorização orgânica de resíduos

18.02.2016

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), integrado no Portugal 2020, está a analisar 97 projectos destinados à promoção da reciclagem multimaterial e valorização orgânica de resíduos urbanos. As candidaturas aprovadas beneficiarão de um apoio de 170 milhões de euros de fundos comunitários.

 

Entre as candidaturas apresentadas ao aviso (POSEUR-11-2015-18) destacam-se projectos de recolha selectiva, unidades de confinamento, preparação e tratamentos de resíduos urbanos, construção de parques de optimização dos modos de recolha selectiva multilateral, unidades de tratamento mecânico e biológico e preparação de resíduos urbanos para compostagem, informa o Ministério do Ambiente.

 

Os projectos apresentados visam “a promoção da reciclagem e a valorização orgânica de resíduos urbanos e devem contribuir para alcançar as metas nacionais que passam pelo aumento em 50 por cento da preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos e para a redução para 35 por cento dos resíduos urbanos biodegradáveis depositados em aterro”.

 

Os destinatários deste aviso são as entidades gestoras de resíduos urbanos, tais como os municípios e as entidades municipais, intermunicipais e multimunicipais responsáveis pela gestão dos resíduos urbanos produzidos na área da sua intervenção.

 

As candidaturas serão apreciadas em tempo útil, de modo a que uma parte dos investimentos se concretizem no segundo semestre de 2016, adianta ainda a tutela.

 

O tema das metas nacionais, mas também das exigências europeias vai ser abordado no 10º Fórum Nacional de Resíduos, que focará em concreto, no primeiro dia, os incentivos previstos no âmbito do PO SEUR.  

 

Nesta décima edição o fórum tem como grande tema “O impacto da Economia Circular no Sector Nacional dos Resíduos - Ameaças e oportunidades”.

 

O Fórum Nacional de Resíduos, que decorre a 19 e 20 de Abril, no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, é organizada pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media. 

TAGS: PO SEUR , investimentos , resíduos , 10º Fórum Nacional de Resíduos
Vai gostar de ver
VOLTAR