Portucel vai construir fábrica de pellets nos Estados Unidos da América

Portucel vai construir fábrica de pellets nos Estados Unidos da América

O grupo Portucel Soporcel vai avançar com a construção de uma fábrica de pellets na Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América, com uma capacidade instalada de 460 mil toneladas, num investimento global de cerca de 110 milhões de dólares (cerca de 89 milhões de euros), divulga a empresa.

Localizada na região de Greenwood, a futura unidade fabril beneficiará de condições muito favoráveis em termos de matéria-prima florestal e de energia, “tendo já negociado contratos de fornecimento com preço fixo para um prazo de 10 anos e garantido, desde logo, a venda de 70 por cento da sua produção”.   

A fábrica, que deverá ficar concluída no terceiro trimestre de 2016, constitui uma “atractiva oportunidade de investimento para o grupo, que assim poderá alavancar a sua experiência em matéria de transformação florestal e processos industriais, entrando na área da bioenergia”, uma alternativa renovável e sustentável à utilização de combustíveis fósseis.   

O plano de investimentos, que vai ser apresentado pormenorizadamente no primeiro trimestre do próximo ano, assenta em rigorosos critérios de análise sobre a sua rentabilidade.

O investimento visa assegurar um ciclo de crescimento para a próxima década (2015-2025) e de equilibrar geograficamente a base industrial “sem colocar em causa a robustez financeira do grupo”.

 

O grupo Portucel Soporcel é o segundo maior exportador em Portugal, sendo o que gera o maior valor acrescentado. Representa aproximadamente um por cento do PIB nacional, cerca de três por cento das exportações nacionais de bens, perto de oito por cento do total da carga contentorizada e de sete por cento do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais. As vendas do grupo têm como destino 127 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.