Prémio Inov.Ação da Valorpneu já tem vencedores

28.06.2018

O Prémio Inov.Ação, da Valorpneu, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu no Edifício Central Tejo do MAAT, teve como grandes vencedores os projetos PAVNEXT e RObUST, na categoria Negócio & Inovação.


O PAVNEXT consiste num equipamento de aplicação no pavimento rodoviário que, através de uma superfície em borracha de pneu reciclado que interage com os pneus dos veículos, permite extrair energia mecânica. O equipamento permite ainda reduzir de forma direta a velocidade, sem induzir impacto aos veículos ou desconforto aos seus ocupantes, promovendo a segurança rodoviária. A energia mecânica extraída aos automóveis é depois convertida em energia elétrica pelo próprio equipamento, através de uma tecnologia inovadora desenvolvida para o efeito.


No projeto RObUST pretende-se reciclar a borracha de pneus, originando produtos para aplicações inovadoras em novos mercados: materiais de carbono nanoporosos para tratamento de águas residuais, de efluentes industriais gasosos e para reações catalíticas e ainda matérias-primas para a indústria química (solventes, tintas, lubrificantes, combustíveis ou borracha).


Na categoria Comunidade & Educação, o Prémio Inov.Ação destacou o projeto Jardim d´Areias, vocacionado para a Educação Global e para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A ideia é promover a Educação Ambiental através de atividades lúdicas e pedagógicas utilizando resíduos como matéria-prima, em espaços públicos e privados, com crianças, jovens e adultos.


Referência ainda para o projeto (Re)Animar Pneus, assenta “numa escola para todos e com todos”, em que se considera que os espaços devem ser apropriados e sentidos como fontes de saberes - de ser, de estar e de fazer. O projeto apresenta o parkour como um desafio para a promoção de comportamento saudáveis e de inclusão social.

VOLTAR