Prémio Pessoa 2018 para investigador na área do Ambiente

Prémio Pessoa 2018 para investigador na área do Ambiente

O académico e investigador Miguel Bastos Araújo foi distinguido com o Prémio Pessoa 2018.  Ao fim de 32 anos, é a primeira vez que o Prémio Pessoa, concedido anualmente à pessoa de nacionalidade portuguesa que durante esse período - e na sequência de uma atividade anterior - tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país, é atribuído a uma personalidade da área do Ambiente.


Miguel Araújo tornou-se conhecido pelo seu estudo na área das alterações climáticas e, nomeadamente,  pelo estabelecimento dos atuais standards de  modelização que prevêem as mudanças na biodiversidade no tempo e no espaço.


Com 49 anos, licenciou-se e realizou o seu doutoramento na University College London e exerce atividades nas universidades de Évora e de Copenhaga para além de consultoria em diversas instituições de relevo mundial.


Para além do Prémio Pessoa 2018, Miguel Araújo ganhou, em 2016, o Prémio Jaime I, criado pela Comunidade Valenciana, e recebido das mãos dos reis de Espanha (na foto) e mais recentemente o Erns Haeckel Prize, concedido pela European Ecological Foundation (EEF).

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.