Produção de electricidade a partir de fontes renováveis desce em Junho para 44%

Primeiro semestre com produção mais alta a partir de fontes renováveis dos últimos 29 anos

02.07.2014

As energias renováveis abasteceram apenas 44% do consumo em Junho, devido às condições meteorológicas menos favoráveis, em particular na produção hidráulica, tendo sido o mês de Junho "o mais fraco do ano para as renováveis", segundo dados da REN agora divulgados. Na energia eólica foram consumidos 682 gigawatts/hora (GWh), menos 13% do que em igual período de 2013, e na energia hídrica foram consumidos 782 GWh, uma queda de 7% em termos homólogos. Por oposição, foram consumidos mais 11 de carvão do que em 2013, o que representa 1151 GWh, e foram consumidos 524 GWh de gás natural em Junho, uma subida de 5% face ao mesmo período homologo.


Ainda assim, a produção a partir de fontes de origem renovável abasteceu no primeiro semestre deste ano 73% do consumo nacional de electricidade, o que representa, segundo a REN,  "o valor mais elevado verificado em Portugal desde 1985".


Em termos globais, o consumo de energia eléctrica manteve a tendência positiva em Junho, tendo aumentado 0,7% face ao período homólogo.

TAGS: energia renovável
Vai gostar de ver
VOLTAR