Projeto RESCCUE: Cidades vão ter simulador para avaliar resiliência às alterações climáticas

11.05.2017

Disponibilizar uma ferramenta tecnológica que avalie a resiliência das cidades às alterações climáticas é o propósito do projeto RESCCUE "Resilience to cope with Climate Change in Urban Areas”.

O projeto, com um orçamento de oito milhões de euros e 18 parceiros internacionais, analisa os riscos e os impactos associados às alterações climáticas nos serviços urbanos, nomeadamente o abastecimento de água, a drenagem urbana, o tratamento de águas residuais, a rede elétrica, os transportes, as telecomunicações e os resíduos.

“A grande inovação deste projeto está na sua perspetiva multissectorial e holística, uma vez que são estudadas as interdependências existentes entre todos os serviços para cenários climáticos atuais e futuros”, explica a investigadora-principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Rafaela Matos, que também integra o projeto. Lisboa será, a par de Bristol e Barcelona, o palco desmonstrativo de todo o trabalho desenvolvido, ou seja, onde serão testados os modelos desenvolvidos.


Leia a notícia completa do Água&Ambiente na Hora (Nº 153 - 11.05.2017). Para subscrever o novo serviço de informação Água&Ambiente na Hora envie um e-mail para assinaturas@about.pt. Pode visualizar aqui as condições de subscrição.

TAGS: RESCCUE , projeto , alterações climáticas ,
Vai gostar de ver
VOLTAR