Quinta do Lago é onde melhor se fatura a água

08.01.2019

A entidade gestora Infraquinta, com atividade principal na Quinta do Lago, Algarve, lidera a nível nacional no indicador de água não faturada com um rácio de 5,1%. O resultado deste indicador que, quanto menor, melhor identifica o controlo efetivo do serviço e das perdas de água, foi divulgado no recentemente lançado Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos, compilado pelo Gabinete de Apoio à Gestão do PENSAAR 2020.

 

Já em novembro de 2018 a Infraquinta havia sido distinguida com o Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano, atribuído também pela ERSAR em colaboração com o jornal Água & Ambiente e entregue em cerimónia realizada durante a 13ª Expo Conferência da Água.

 

A Infraquinta EM, entidade gestora sob controlo da Câmara Municipal de Loulé, opera na Quinta do Lago, na área sensível da Reserva da Ria Formosa e num mercado turístico de gama alta.

 

Segundo a empresa este resultado obtido quanto a água não faturada resulta da implementação do Plano de Segurança da Água, e foi “a primeira entidade gestora em baixa, a nível nacional, com a Certificação Produto Água, com a criação de 23 zonas de medição e controlo ativas e monitorizadas diariamente, e com um Plano de Gestão de Perdas de Água e Energia”.

 

A Infraquinta tem um plano estratégico até 2030 mas, no imediato, “pretende-se a continuação dos estudos e encontros prévios com as entidades necessárias para a reutilização de águas residuais tratadas para rega e aproveitamento da água pluvial” – afirma a empresa em comunicado - acrescentando ainda  “a melhoria contínua dos sistemas informáticos e processos de apoio à decisão e o incremento da área de operação da recolha de RSU porta a porta, com o correspondente investimento estrutural necessário”, conclui.

VOLTAR