Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas alerta para urgente mudança de comportamentos

Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas alerta para urgente mudança de comportamentos

O 6.º relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) indica que o limite de segurança estabelecido no Acordo de Paris para o aquecimento global (1.5ºC acima dos níveis pré-industriais) será ultrapassado até 2040, de acordo com a trajetória atual de emissões de gases de efeito de estufa (GEE).

 

No relatório é ainda salientado que a década atual será fundamental para reduzir as emissões. Caso contrário, a probabilidade de as alterações climáticas causarem eventos climáticos extremos, como inundações, secas prolongadas, aumento da intensidade de ciclones, subida do nível de água do mar, entre outros, poderá ser fortemente amplificada.

 

Este cenário climático catastrófico é, assim, um alerta para a necessidade de mais investimento em tecnologias de baixo carbono, aumento da eficiência energética e redução da utilização dos recursos energéticos.

 

Perante os resultados da análise, os representantes nacionais no Programa Future Energy Leaders do World Energy Council  reconhecem que o planeta, como o conhecemos hoje, enfrenta uma emergência climática que requer uma mudança sem precedentes, suportada em compromissos sociais de longo prazo e planos de transição energética eficazes e sustentáveis.

 

O alarme crítico do IPCC deve ser visto como uma oportunidade dos governos e organizações expandirem o seu investimento não apenas em fontes renováveis de energia ou sensibilização do consumidor, mas também em tecnologias com maior eficiência energética e de baixo teor em carbono, como por exemplo a captura e armazenamento de carbono e a utilização de hidrogénio verde. Estes reforçam ainda a necessidade de a transição energética garantir não só a sustentabilidade ambiental, mas também a sustentabilidade económica e social, promovendo o acesso à energia com um custo comportável e universal, combatendo a pobreza energética.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.