Ricardo Furtado: “Directiva sobre concepção ecológica pode ter impacto importante nos novos produtos”

Director Geral da Valorcar é orador no 10º Fórum Nacional de Resíduos

14.04.2016

No âmbito do pacote da Economia Circular o Director Geral da Valorcar, Ricardo Furtado, que será orador no 10º Fórum Nacional de Resíduos, está particularmente interessado em acompanhar os trabalhos na área da chamada directiva sobre concepção ecológica. “Pode ter um impacto muito importante ao nível do modo como os novos produtos são concebidos, definindo requisitos específicos sobre a sua reparabilidade, durabilidade e reciclabilidade”, sublinha.

 

Por outro está expectante sobre a definição de “critérios mínimos para os regimes de responsabilidade alargada do produtor (recompensando aqueles que colocam no mercado produtos mais ecológicos e incentivam a sua valorização e reciclagem no final do ciclo de vida) e a introdução da diferenciação das contribuições financeiras pagas pelos produtores, com base nos custos de fim de vida dos seus produtos”, salienta.

 

No ano em que o Fórum Nacional de Resíduos comemora o 10.º aniversário, o jornal Água&Ambiente foi ouvir algumas das principais entidades e personalidades do sector para identificar desafios e oportunidades que se avizinham num futuro próximo e que serão abordadas durante o evento. Pode ler na íntegra os testemunhos dos vários intervenientes na edição de Abril do jornal Água&Ambiente.

 

O 10º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de Abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media, que detém também o Ambiente Online.

TAGS: Ricardo Furtado , Valorcar , 10º Fórum dos Resíduos , Economia Circular
Vai gostar de ver
VOLTAR