Ricardo Pereira (ARP): “Concorrência vai potenciar aumento da recolha selectiva” (COM VÍDEO)

Ricardo Pereira (ARP): “Concorrência vai potenciar aumento da recolha selectiva” (COM VÍDEO)

O presidente da Associação de Recicladores de Plástico (ARP), Ricardo Pereira, acredita que a concorrência na gestão de resíduos de embalagens vai potenciar o aumento da recolha selectiva que está a estagnar.

“Havendo mais que uma entidade gestora a própria convivência vai obrigar a que se crie um novo dinamismo, seja de angariação de novos pagantes de ponto verde, seja de campanhas de publicidade que levem os cidadãos a colocar os materiais nos ecopontos, seja na negociação directa com os Sistemas Municipais e Autarquias Aderentes (SMAUT). De certeza que o dinamismo do sistema vai ser incrementado e assim vamos ter mais materiais para reciclar, o que vai facilitar o cumprimento das metas de reciclagem”, revela o responsável ao Ambiente Online que participou esta quinta-feira, 23 de Abril, no 9º Fórum Nacional de Resíduos.

“A concorrência é saudável e obriga a fazer melhor, a não estarmos nos nossos poleiros. Numa situação de monopólio tendemos a gerir de forma a maximizar os nossos proveitos esquecendo os objectivos”.

Ricardo Pereira lembra que, por via do imposto verde sobre os sacos de pástico, a qualidade global do filme recolhido tem diminuído porque há menos sacos de plásticos.

“Em termos globais vamos ter mais matéria-prima porque vamos ter sacos do lixo em vez dos sacos de plástico, usados para o lixo, que eram mais leves, mas estes vão aparecer no TBM [Tratamento Mecânico Biológico] e não tanto na recolha selectiva”, sublinha.

O 9º Fórum Nacional de Resíduos, organizado pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do grupo About Media, arrancou ontem, quarta-feira, e prolonga-se até esta quinta-feira, 23 de Abril, no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.