Rosa Monforte (ERP): Emissão das novas licenças dos fluxos de resíduos é prioridade para o sector

Directora Geral da ERP Portugal fala sobre os desafios do sector em vésperas do 10º Fórum Nacional de Resíduos

05.04.2016

A Directora Geral da ERP (European Recycling Platform) Portugal, Rosa Monforte, elege como prioritárias para o sector dos resíduos as emissões das novas licenças para os fluxos específicos de resíduos que se encontram em renovações automáticas e periódicas há anos, bem como o licenciamento de centros de coordenação e registo e de câmaras de compensação.

 

“Nos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) é da máxima importância definir e implementar, antes da publicação da licença das entidades gestoras, o Centro de Coordenação e Registo. Esta entidade auxiliará na contabilização de todos os REEE geridos em Portugal e assim permitirá que o país cumpra com as metas europeias, desafiantes, que se cifram em 45 por cento do peso médio dos EEE colocados no mercado nos últimos três anos. Esta entidade deverá ter no seu seio uma câmara de compensação, gerida pelas entidades gestoras permitindo assim repor os desequilíbrios que possam resultar da capacidade de captação das entidades gestoras”, argumenta.

 

Recorde-se que a ERP, uma das entidades gestoras de REEE e de Pilhas e Acumuladores, é um dos accionistas da Novo Verde, que aguarda emissão da licença para o fluxo específico de resíduos de embalagens, que será aberto pela primeira vez à concorrência.

 

No ano em que o Fórum Nacional de Resíduos comemora o 10.º aniversário, o jornal Água&Ambiente foi ouvir algumas das principais entidades e personalidades do sector para identificar desafios e oportunidades que se avizinham num futuro próximo e que serão abordadas durante o evento. Pode ler na íntegra os testemunhos dos vários intervenientes na edição de Abril do jornal Água&Ambiente.

 

O 10º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de Abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media, que detém também o Ambiente Online.

TAGS: Directora Geral da ERP , Rosa Monforte , 10º Fórum Nacional de Resíduos , embalagens , REEE
Vai gostar de ver
VOLTAR