Rui Berkemeier (Quercus): “Composto do TMB deve contar para reciclagem”

Coordenador do Centro de Informação da Quercus é orador do Fórum de Resíduos

04.04.2016

O Coordenador do Centro de Informação da Quercus, Rui Berkemeier, que será orador do 10º Fórum Nacional de Resíduos, considera que a grande prioridade para o sector, no que diz respeito aos resíduos urbanos, é a defesa intransigente que o governo português tem de fazer de que o composto dos TMB [Tratamento Mecânico Biológico] deve contar para a reciclagem. “É que não existem questões ambientais que possam justificar a proibição da utilização deste tipo de composto desde que se cumpra a legislação que já está em vigor em Portugal. E o nosso país necessita urgentemente dessa matéria orgânica para compensar os elevados défices de matéria orgânica dos nossos solos”, argumenta.

 

Para o especialista, que destaca este tema como um dos desafios do sector, a tentativa de impedir a utilização de composto dos TMB, mesmo que em condições ambientalmente aceitáveis, é para Portugal, uma situação dramática. “Isto porque nunca apostou a sério na recolha selectiva, mantendo um sistema arcaico de ecopontos e teve de recorrer aos TMB para poder crescer na reciclagem”.

 

O problema é que, segundo Berkemeier, desde 2006, com o PERSU II, os vários responsáveis pelo Ministério do Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente  nunca apostaram a sério na recolha selectiva porta-a-porta, nem numa estratégia para o composto. “No PERSU 2020 foi dada luz verde à Valorsul e à Lipor para não reciclarem, na expectativa de que os TMB do interior resolvessem o problema das metas. Agora vamos ver como será resolvido este imbróglio. Têm a palavra o ministro e o secretário de Estado do Ambiente”, anuncia.

 

No ano em que o Fórum Nacional dos Resíduos comemora o 10.º aniversário, o jornal Água&Ambiente foi ouvir algumas das principais entidades e personalidades do sector para identificar desafios e oportunidades que se avizinham num futuro próximo e que serão abordadas durante o evento. Pode ler na íntegra os testemunhos dos vários intervenientes na edição de Abril do jornal Água&Ambiente.

 

O 10º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 19 e 20 de Abril no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, e é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media, que detém também o Ambiente Online. 

TAGS: Rui Berkemeier , Fórum dos Resíduos , composto , reciclagem
Vai gostar de ver
VOLTAR