Semana Comentada: Filipe Duarte Santos, professor e investigador (COM VÍDEO)

"Alterações climáticas são um dos principais desafios ambientais do nosso século"

16.01.2015

As alterações climáticas são para o professor e investigador da Universidade de Lisboa, Filipe Duarte Santos, um dos principais desafios ambientais do nosso século. "E para isto há essencialmente duas respostas. Uma é a mitigação, a redução das emissões. Outra é a adaptação. A adaptação faz-se sobretudo a nível local porque tem que ter em conta as especificidades dos locais em que as pessoas vivem".

 

O especialista é o coordenador do Projecto ClimAdapPT.Local, lançado ontem no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

"Este projecto procura iniciar um programa para que as câmaras municipais do nosso país, incluindo Açores e Madeira, tenham estratégias de adaptação e as ponham e prática no sentido de minimizar os efeitos adversos das alterações climáticas no futuro, em especial as inundações urbanas, as secas, as ondas de calor que causam mortalidade,  os problemas de abastecimento de água em alguns locais e também questões relacionadas com a erosão e inundações na zona da costa que são muito frequentes nos temporais", comentou em declarações ao Ambiente Online.

TAGS: projecto ClimAdaPT.Local , alterações climáticas , Filipe Duarte Santos
Vai gostar de ver
VOLTAR