Semana Comentada: Francisco de Mariz Machado, novo presidente da AEPSA (COM VÍDEO)

“Vamos estar atentos aos fundos que vão entrar no país nos próximos seis anos”

10.04.2015

O novo presidente da AEPSA (Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente), Francisco de Mariz Machado, empossado a 31 de Março, garante que a associação vai estar atenta aos fundos comunitários que vão chegar a Portugal nos próximos seis anos de forma a impulsionar a actividade das empresas associadas.

 

“Estes fundos vão permitir várias oportunidades, tanto em termos de financiamento directo das empresas do ambiente, como de oportunidades que vão surgir por via do financiamento das entidades gestoras públicas”, exemplifica.

 

A nova direcção quer igualmente focalizar-se no acompanhamento das regras, regulamentos e lei que vão sendo produzidas sobre o sector de forma que "as empresas privadas do sector do ambiente participem no mercado de forma saudável e com regras bem estabelecidas e correctas”.

 

A associação quer também criar uma nova entidade gestora para lamas de ETAR, um dos grandes problemas que o sector do ambiente vai enfrentar e que é comum aos sectores da água e resíduos.

 

É ainda intenção da AEPSA aumentar a presença no mercado chamando mais empresas para a associação e, eventualmente, entrado em outras áreas do ambiente. “A eficiência energética é um sector em que que não temos muita representação, mas gostaríamos de ter”, revela. A associação pretende também promover ligações e parcerias com outras associações do sector.

 

A nova equipa pretende dar também continuidade ao trabalho que foi desenvolvido pelos anteriores executivos da associação.

 

Francisco de Mariz Machado, licenciado em engenharia sanitária e administrador delegado da Sisaqua, foi eleito presidente da AEPSA para o triénio 2015 –2017, sucedendo a Diogo Faria de Oliveira que passa a assumir o cargo de presidente da mesa da assembleia geral.

    

A associação representa cerca de 60 empresas que, no conjunto, gerem um volume de negócios de 1,5 mil milhões de euros empregando mais de 13 mil trabalhadores.

 

Ana Santiago 

TAGS: Semana Comentada , novo presidente da AEPSA , Francisco de Mariz Machado
Vai gostar de ver
VOLTAR