Semana Comentada: Gustavo Paulo Duarte, presidente da ANTRAM (COM VÍDEO)

"Fiscalidade Verde não aponta um caminho futuro"

28.11.2014

O presidente da ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, Gustavo Paulo Duarte, considera que a Fiscalidade Verde, aprovada ontem no Parlamento, prejudica economicamente o sector dos transportes sem no entanto apontar um “caminho a seguir”.

 

“Olhamos para o documento e vemos as taxas que temos que pagar hoje. Se caminhamos para o gás natural ou para a mobilidade eléctrica não se sabe. Taxa-se agora e logo se vê”, critica.

 

O responsável reconhece que o sector é poluidor, apesar de as empresas trabalharem todos os dias para o deixar de o ser, optimizando as rotas e desperdiçando o mínimo de energia, mas o problema é que não há grandes alternativas. “A ferrovia não funciona no nosso país. O marítimo muito dificilmente será uma alternativa para o transporte nacional e vemo-nos cada vez mais encurralados”, queixa-se.

 

Gustavo Paulo Duarte reconhece que as metas de redução de emissões são elevadas e garante que os empresários de transportes estão preocupados e também por isso têm feito “investimentos massivos na renovação de frotas cada vez mais amigas do ambiente apostando em novas tecnologias de redução de consumo”.

 

O empresário considera por isso que é importante que a Fiscalidade Verde não se transforme num mero instrumento fiscal desviando-se do fim ambiental que deve ter. “Devemos todos fazer-nos ouvir. Que esta verba não seja utilizada apenas para receita de Estado. O Estado tem sim que reduzir a sua despesa e não ir à procura da receita junto daqueles que não podem mais pagar”, sublinha realçando que este documento deve ser trabalhado tanto pela sociedade civil como pelas empresas.

 

Se Portugal já era pouco competitivo com Espanha ficará anda menos, alerta Gustavo Paulo Duarte, já que aquele país não adoptou uma fiscalidade tão pesada. 

TAGS: Semana Comentada , Gustavo Paulo Duarte , presidente da ANTRAM , Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias
Vai gostar de ver
VOLTAR