Semana Comentada: Helena Alegre, investigadora principal do LNEC (COM VÍDEO)

“iPerdas foi um processo de amadurecimento, seriedade e partilha”

16.04.2015

O projecto iPerdas - Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas – que se desenvolveu ao longo do último ano foi “um processo de amadurecimento, seriedade e partilha”, avalia a investigadora principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Helena Alegre, que ajudou a coordenar o programa que envolveu 17 entidades gestoras.

 

“A evolução que as entidades tiveram durante o processo foi fantástica. Foi um processo de amadurecimento, seriedade e partilha. É uma marca que se tem vindo a consolidar ao longo dos vários projectos colaborativos que o LNEC tem desenvolvido e que neste foi muito patente”, realça a especialista.

 

Helena Alegre sublinha que apesar do carácter inovador do projecto, que acarretou alguns riscos já que a abordagem integrada de água e energia era nova, houve sempre por parte das entidades gestoras dedicação e envolvimento na recolha de dados.

 

“As entidades gestoras tiveram muito trabalho sem ter a certeza se o projecto teria resultados porque era inovador. É muito grato verificar que foi bem sucedido e que valeu a pena. Pelo lado do consórcio não poderíamos estar mais felizes”, realça a responsável que já garantiu ao Ambiente Online que haverá um novo iPerdas.

 

O Fórum iPerdas, que decorreu na terça-feira, no LNEC, foi uma oportunidade para fazer um balanço da primeira edição do projecto que chegou à fase final.

   

A Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas teve como objectivo capacitar e apoiar as entidades gestoras na implementação de um programa de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.

 

O projecto foi promovido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Addition e ITA (Universidade Politécnica de Valência, Espanha).

 

Ana Santiago

TAGS: iPerdas , LNEC , redução de perdas de água , aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água , Helena Alegre , Instituto Superior Técnico , Addition e ITA
Vai gostar de ver
VOLTAR