Semana Comentada: Pedro Nazareth, director-geral da Amb3e (COM VÍDEO)

“Comunidade escolar tem papel fundamental no encaminhamento de REEE’s para reciclagem”

30.04.2015

A comunidade escolar, que é desde o início um parceiro fundamental da Amb3e, uma das entidades gestoras de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Pilhas e Acumuladores (P&A), é fundamental para garantir o correcto encaminhamento deste tipo de resíduos para reciclagem.

 

“Acreditamos que os jovens têm um papel a desempenhar porque são por natureza mais despertos para o tema da questão ambiental e reciclagem de resíduos e podem, através do seu poder de persuasão, mobilizar pais, amigos e familiares e desta forma criar uma rede social que frequentemente se mobiliza para recolher este tipo de resíduos, diferenciando-os dos resíduos urbanos e colocando-os nos sítios certos”, explica o director geral da Amb3e, Pedro Nazareth ao Ambiente Online.

 

Exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa, no Alentejo, que reuniu, desde Novembro de 2014, nove toneladas de REEE e P&A, no âmbito do projecto “POW_dá Power ao Electrão”, tornando-se assim o grande vencedor da segunda fase do projecto.  

 

A cerimónia de entrega do diploma realizou-se na segunda-feira, 27 de Abril, em Serpa. O “POW_Dá Power ao Electrão”, iniciativa da Amb3e apoiada pela Agência Portuguesa do Ambiente e Instituto Português do Desporto e Juventude, que Pedro Nazareth descreve como “um sucesso”, pretende “consciencializar e sensibilizar os jovens e a comunidade escolar para a importância do encaminhamento e reciclagem de REEE e RPA, através dos cerca de 700 locais, dispersos por todo o território nacional, que constituem a rede da Amb3E”. A iniciativa decorre até Junho de 2015.

 

Durante os primeiros meses do projecto foram recolhidos e encaminhados para reciclagem, no total, mais de 40 toneladas de REEE e P&A.

 

O agrupamento de Serpa, além do prémio que recebeu face ao número de resíduos que conseguiu reunir, indicou ainda duas IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social Local) da região, tal como está previsto, que irão beneficiar de parte do valor a atribuir.

 

Ana Santiago

TAGS: Semana Comentada , Amb3e , Pedro Nazareth , Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos
Vai gostar de ver
VOLTAR