Semana Comentada: Teresa Ponce de Leão, presidente do LNEG (COM VÍDEO)

“Criar uma Europa mais inclusiva, segura e sustentável a partir da energia”

20.03.2015

A presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), Teresa Ponce de Leão, acredita que o recém-lançado projecto da União da Energia, uma iniciativa da Comissão Europeia, pode “criar uma europa mais inclusiva, mais segura e mais sustentável”.

 

A responsável recorda que a Europa é o maior importador de energia do mundo, setenta e cinco por cento do seu parque habitacional é ineficiente e seis Estados-Membros dependem apenas de um fornecedor externo único. Sublinha ainda que 94 por cento dos transportes dependem de combustíveis fósseis e que os preços da energia na Europa não são concorrenciais quando comparados com outros mercados igualmente emergentes apesar de existir um desenvolvimento tecnológico acentuado, o que constitui um “contra censo”, nota.

 

Teresa Ponce de Leão lembra que a Comissão Europeia lançou um conjunto de medidas para a “Europa da Energia” que permite actuar em cinco dimensões: desde a segurança do abastecimento, ao mercado único integrado, passando pela eficiência energética, descarbonização da economia sem esquecer a investigação, inovação e competitividade.

 

“Temos que ter infra-estruturas que permitam aproveitar o mix energético europeu, que permitam trazer o vento do norte para o sul e o sol do sul para o norte, que permitam exportar excedentes de energia da europa e garantir que utilizamos os nossos recursos da melhor forma possível. Caso contrário teremos outras sociedades emergentes a fazê-lo, como a China, que poderá trazer os seu recursos renováveis para a Europa”, avisa.

 

Teresa Ponce de Leão salienta que o Governo está alinhado com esta “postura da energia europeia” sublinhando que um dos grandes exemplos foi o recente lançamento da Coligação para o Crescimento Verde, que permitiu que todas “estas questões fossem olhadas ao nível nacional”.

 

Ana Santiago

TAGS: Semana Comentada , Teresa Ponce de Leão , presidente LNEG , Laboratório Nacional de Energia e Geologia
Vai gostar de ver
VOLTAR