Simulador de preços de energia atinge 2 milhões de simulações

07.06.2019

O simulador de preços de energia da ERSE foi já usado por cerca de 100 mil consumidores e oram realizadas dois milhões de simulações. Esta ferramenta foi relançada há um ano e reúne e compara todas as ofertas comerciais disponíveis no mercado para os consumidores de eletricidade (Baixa Tensão Normal) e de gás natural (Baixa Pressão) em Portugal continental.


O simulador de preços de energia da ERSE agrega informação de mais de 327 tarifários, de um total de 23 comercializadores na eletricidade e de 9 comercializadores no gás natural, incluindo as ofertas dual (eletricidade e gás natural).


Dado que os preços das ofertas comerciais no mercado liberalizado dependem em parte das tarifas aprovadas anualmente pela ERSE, como é o caso das tarifas de acesso às redes, a “ERSE recomenda que cada consumidor utilize um comparador de ofertas comerciais pelo menos uma vez por ano”, refere a entidade reguladora.  Face ao calendário de aprovação das tarifas da ERSE, recomenda-se utilizar o simulador de preços de energia pelo menos nos meses de janeiro para eletricidade e em outubro para gás natural.


Entretanto um inquérito realizado aos utilizadores do simulador revela que 60% encontraram preços mais baixos face ao seu contrato atual e, desses, 56% manifestaram intenção de mudar de comercializador.

 


VOLTAR