
Suinicultores criam prémio para promover ambiente
A FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores assinou, ontem, no Montijo, um protocolo para a criação do Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Este prémio decorre de um protocolo de colaboração com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e visa premiar as explorações suinícolas que manifestem um melhor desempenho ambiental na prossecução da sua atividade. O prémio será atribuída no evento anual Porco D'Ouro, a gala que distingue os melhores produtores a nível nacional, e que este ano será realizada a 21 de junho.
Ontem foi também apresentado o novo Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos, uma plataforma informática onde todos os intervenientes deverão atualizar os registos relevantes no que respeita à sanidade animal nas suas explorações.
"Esta plataforma vai permitir um controle em tempo real da situação sanitária do país, o que é para nós de extrema relevância", afirma Vítor Menino (na tela da foto), Presidente da FPAS, acrescentando que "esta inovação permite, igualmente, conhecer os procedimentos relativos ao ambiente e biossegurança nas explorações, questões que não podem ficar de fora na avaliação da qualidade de quem produz".