Torres Vedras vai liderar agregação de 11 municípios do Oeste para gestão da água em baixa (PRIMEIRA MÃO)

Confirmação foi feita ao Ambiente Online pelo presidente da autarquia

09.05.2016

Onze dos doze municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste querem agregar-se para a gestão do abastecimento de água em baixa, apurou o Ambiente Online junto do presidente da Câmara Municipal de Torres vedras, Carlos Bernardes.

 

O futuro sistema intermunicipal contará com os municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Dos 12 concelhos da CIM Oeste fica apenas de fora Alenquer que por ter concessão a privados “poderá não entrar” na agregação, adianta Carlos Bernardes.

 

Os SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) de Torres Vedras constituem uma entidade gestora sólida e por isso mesmo o autarca do concelho está disposto a partilhar o conhecimento e ajudar a gerar uma escala que possa ser uma mais-valia para o território. “Hoje somos uma referência não só a nível da região, mas a nível nacional do ponto de vista da gestão do ciclo urbano da água”, justifica.

  

“Torres Vedras irá dar o seu contributo para este modelo que entendemos que é importante pese embora cumpramos com todos os requisitos ultrapassando até as metas estabelecidas. Se pudermos dar o nosso contributo para que os nossos vizinhos possam melhorar a sua performance será positivo. É assim que os autarcas têm que estar na vida pública”, declarou.

 

O Oeste diz assim “presente” ao desafio lançado pelo ministro e secretário de Estado do Ambiente. O processo já tem 50 municípios envolvidos, como noticiou o Ambiente Online.

 

Neste momento está a ser desenvolvido um estudo ao nível da CIM do Oeste em parceria com a ERSAR para alcançar esse objectivo. “As equipas técnicas também já estão alocadas ao projecto em marcha”, adianta.

 

O futuro sistema terá, segundo o autarca, perto de 150 mil utilizadores, número considerado pela tutela como a dimensão adequada para uma entidade gestora.

 

Ana Santiago

TAGS: agregação , água , baixa , reforma , municípios , Torres Vedras , Oeste , Alenquer , Alcobaça , Arruda dos Vinhos , Bombarral , Cadaval , Caldas da Rainha , Lourinhã , Nazaré , Óbidos , Peniche , Sobral de Monte Agraço
Vai gostar de ver
VOLTAR