Valorfito retomou 50% de embalagens de produtos fitofarmacêuticos em 2015 (COM VÍDEO)

Director Geral da Valorfito faz o balanço de uma década de actividade da entidade gestora

21.03.2016

A Valorfito, entidade gestora dos resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, conseguiu atingir uma taxa de retoma de quase 50 por cento de embalagens em 2015.

 

Os números foram revelados pelo Director Geral, António Lopes Dias, numa altura em que a entidade gestora assinala 10 anos de actividade. Ao longo de 10 anos, no total, a Valorfito retomou 2.336 toneladas de embalagens com o apoio de 840 pontos de retoma.

 

“Destes 10 anos destacamos uma evolução muito positiva da eficiência do sistema. É preciso dizer que começámos do zero e temos quase cinquenta por centro de embalagens de fitofarmacêuticas recolhidas. Isto é sinal do trabalho que fizemos, mas também é sinal do empenho dos nossos parceiros com os pontos de retoma e sobretuto dos agricultores”, sublinha ao Ambiente Online o Director Geral da Valorfito, António Lopes Dias.

 

O responsável salienta que a agricultura portuguesa evolui muito. “Está cada vez mais profissional e responsável e o resultado está aí”, elogia.

 

PRÉMIOS NACIONAIS E REGIONAIS

 

No dia 11 de Março, em Cascais, a Valorfito entregou os prémios nacionais e regionais. A nível nacional o Prémio Cooperativa foi entregue à Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches e o Prémio Missão Impossível à Zona Agro.

 

Na componente regional foram premiados no Algarve e Ilhas a Messinagro (categoria Quantidade) e Marreiros (categoria Crescimento); no Alentejo a Protejagro (categoria Quantidade) e Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches (Crescimento).

 

No Ribatejo os escolhidos foram Borrego Leonor e Irmão (categoria Quantidade); Orivárzea (categoria Crescimento) e no Oeste a Neovale (Categoria Quantidade) e a Coopeniche (categoria Crescimento). Já no Interior Norte as distinções couberam a Mário Teixeira da Silva Lda (categoria Quantidade) e à Zona Agro (categoria Crescimento). No Litoral Norte viram reconhecido o seu trabalho J. Oliveira&Domingues Lda (categoria Quantidade) e a Cooperativa Agrícola do Bebedouro (categoria Crescimento).

TAGS: Valorfito , dez anos ,
Vai gostar de ver
VOLTAR