Valorpneu lança campanha de aproximação a 4 mil detentores de pneus usados

09.01.2019

A Valorpneu, entidade gestora especializada no fluxo de pneus usados, iniciou uma campanha para sensibilização e aumentar a proximidade com cerca de quatro mil detentores de pneus usados “a intenção é recolher com qualidade e recolher feedback”, disse Climénia Silva (na foto), diretora-geral da Valorpneu ao jornal Água & Ambiente.

 

A dirigente anunciou, em cerimónia acompanhada por Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, o início da campanha “Circuito de Portugal 2019 Valorpneu” que, durante os próximos seis meses, mobilizará onze promotores em sete viaturas na visita a quatro mil estabelecimentos que negoceiam em pneus. A ocasião será aproveitada no sentido de motivar os comerciantes a melhor compreender os processos envolvidos nas escolhas dos destinos finais que podem ser reciclagem, recauchutagem, reutilização ou valorização energética. Climénia Silva salientou o propósito desta campanha para o facto de os operadores “poderem valorizar o sistema” o que será conseguido “se começarmos a trabalhar bem no início da cadeia”, concluiu.

 

Helder Pedro, presidente da Valorpneu, salientou que a empresa já recolhe pneus de 2105 pontos diferentes e que, sendo obrigada a uma meta de 96% das unidades de pneus novos vendidos darem lugar ao tratamento de pneus usados, se supera os 100% em algumas ocasiões. Destacou ainda a taxa de 13% registada em Portugal em pneus recauchutados face a uma média europeia de apenas 6%.

 

A Valorpneu foi constituída em 2002, com o objetivo de organizar e gerir o sistema de recolha e destino final de pneus usados. É entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) desde o início do seu funcionamento em 1 de Fevereiro de 2003. Sem fins lucrativos e reinvestindo todos os seus lucros é uma empresa detida a 60% pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, com o restante capital repartido, em partes iguais, pela ANIRP – Associação Nacional dos Industriais e pela APIB – Associação Portuguesa dos Industriais de Borracha.

VOLTAR