Capa

Serviços municipais de saneamento e resíduos geram défice em todas as regiões do País

Com a aprovação da nova lei orgânica da ERSAR no Parlamento, o reforço da regulação económica dos serviços de águas e resíduos poderá ser uma realidade ainda em 2014. Nos sistemas municipais, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à recuperação de custos.
Editorial

Editorial - Fernando Santana

“Num tempo em que a economia cada vez mais se sustenta em pequenas empresas e que as tecnologias favorecem a rentabilidade dos negócios “grão a grão”, valeria a pena testar novos paradigmas de gestão dos resíduos”
Destaque

Recolha de resíduos urbanos não explora economias de gama

Em apenas 12 por cento dos municípios portugueses, a recolha indiferenciada e selectiva é efectuada de forma integrada, potenciando sinergias entre os dois serviços. A duplicação de frotas e recursos técnicos e humanos pode estar a onerar excessivamente as tarifas cobradas aos cidadãos.
Entrevista

Eduardo Maldonado: “Um dos grandes objectivos é aumentar a participação das empresas no Horizonte 2020”

O novo programa-quadro europeu de apoio à investigação e inovação arrancou em Janeiro e procura promover uma maior participação das empresas. Eduardo Maldonado, coordenador dos Pontos de Contacto Nacionais do Horizonte 2020 identifica oportunidades nas áreas do ambiente e energia.   
Atualidade

POVT: Execução financeira de projectos na área do ambiente acelera em 2013

Em 2013, foram executados mais 322 milhões de euros no âmbito do Eixo II do Plano Operacional de Valorização do Território, o que representa quase um terço do valor total realizado até agora. No entanto, a taxa de realização global não vai além dos 55 por cento.  
Atualidade Água

Litoral recebe intervenções no valor de 122 milhões até 2015

A Agência Portuguesa do Ambiente tem já previsto o arranque, em 2014, de 34 obras de protecção costeira e valorização do litoral no valor global de 38,4 milhões de euros. Jorge Moreira da Silva prometeu diálogo com os municípios sobre os estragos causados pelo mau tempo. 
1 de 2