Capa

Falta de monitorização condiciona avaliação das massas de água

A falta de investimento na monitorização de massas de água nos últimos anos pode estar a subestimar o retrato do País no que toca à qualidade de águas superficiais e ao cumprimento das primeiras metas da Directiva-Quadro da Água que vencem em 2015.
Editorial

Editorial Fernando Santana

“Qualquer plano que entre em vigor três anos depois do que ele próprio considerava como início do seu horizonte de aplicação, deixa, a meu ver, de ser um exercício de planeamento útil”
Destaque

Metas de recolha de resíduos urbanos dependem de novas linhas de financiamento

As metas de recolha selectiva fixadas no PERSU 2020 são ambiciosas e os sistemas estão já a ensaiar soluções para avançarem com projectos no terreno. Cada entidade gestora terá de apresentar um plano de acção até ao próximo mês de Junho.
Entrevista

Filipe Duarte Santos: “Não vai ser possível manter a linha de costa em todo o País”

A adaptação às alterações climáticas nas zonas costeiras deverá implicar a relocalização de pessoas e actividades em determinadas zonas do País, garante o coordenador do Grupo de Trabalho para o Litoral. O tema da adaptação será também trabalhado à escala municipal.
Atualidade

Plastval admite dissolução em Fevereiro

Em Dezembro de 2013, a SPV terminou os contratos com as diferentes fileiras de materiais e não os renovou. A Plastval garante que a dissolução da fileira do plástico está iminente caso as condições não sejam alteradas. Já a SPV questiona a obrigatoriedade de realização destes contratos.
Análise

Capacidade de tratamento de águas está subutilizada

A capacidade ociosa vai ficar de fora do cálculo da tarifa dos serviços de água e saneamento cobrada pelos sistemas multimunicipais e delegações de titularidade estatal se o novo regulamento tarifário for aprovado.
1 de 2