Capa

Horizonte 2020: Portugal já captou mais de 28 milhões nas áreas do ambiente e energia

O número de projectos aprovados e o volume financeiro envolvido permitem fazer um balanço positivo da participação portuguesa no ano de arranque do programa-quadro europeu de apoio à investigação e inovação. Mas é possível fazer mais ao nível da participação das empresas.  
Editorial

Fernando Santana

“O Programa H2020, com os fundos de que dispõe, é uma excelente oportunidade para promover a cultura de inovação de que a Europa precisa. Contudo, o programa corre o risco de se poder vir a reduzir ao financiamento de muitos projectos sem que, a nível económico, façam a diferença”
Destaque

Mercado nacional de laboratórios prepara-se para nova dinâmica

As novas exigências legais vêm aguçar o apetite dos laboratórios nacionais em matéria de qualidade da água. O problema é a competição intensa, nomeadamente de multinacionais. As parcerias são agora a chave para a internacionalização deste segmento.
Entrevista

Paulo Ramísio: “É prematuro avançar com uma unificação do regulamento tarifário”

O novo presidente da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, Paulo Ramísio, vê com bons olhos a criação da uma entidade gestora de lamas e alerta para a necessidade de reduzir a factura energética das estações de tratamento de água.
Atualidade

Estratégia Nacional para o Ar define abordagem integrada para evitar incumprimentos

A ENAR 2020 pretende contribuir para que Portugal não falhe os valores-limite de emissão para vários poluentes, impostos a nível europeu. Falta de articulação entre sectores e níveis de governação a par de lacunas de informação têm sido as principais limitações até agora.  
Análise

CCDR suspende aterro de RCD por receber resíduos contaminados

A deposição ilegal de resíduos contaminados num aterro para inertes em Sesimbra ditou a suspensão da actividade. O processo demorou mais de um ano e meio, entre as várias inspecções e esta decisão. O caso está longe de ser único.
1 de 2