Capa

9º FÓRUM NACIONAL DE RESÍDUOS: Novo ciclo de investimento nos resíduos arranca em Julho

Os PAPERSU serão aprovados até ao final de Maio, os primeiros concursos para acesso a fundos europeus abrem em Julho e ainda este ano deverá haver dinheiro fresco a circular no sector. No ano zero do novo ciclo de investimento, a principal incógnita continua a ser a privatização da EGF.
Editorial

EDITORIAL – Fernando Santana

“À partida, tudo indica que a abertura à concorrência da gestão de embalagens seja benéfica, pela criação de um novo mercado que, certamente, induzirá um saudável dinamismo na busca de soluções que, para enfrentar a concorrência, se deverão traduzir numa optimização de custos”
Destaque

Mercado das ESE avança no sector privado

O mercado dos serviços energéticos está a iniciar a retoma e promete prosseguir na caminhada ascendente. O envelope financeiro disponível para este tipo de investimentos é sugestivo. Mas as empresas receiam os critérios de acesso aos fundos comunitários e a complexidade dos processos.
Entrevista

Francisco Mariz Machado: “Este mercado não pode desaparecer por causa de um regulamento tarifário”

O novo presidente da AEPSA pretende desmistificar a participação de privados no sector da água e defende a criação de uma entidade gestora para o fluxo de lamas de ETAR. Quanto ao regulamento tarifário, está contra a aplicação do modelo de revenue cap às concessões privadas.
Atualidade

Governo quer concluir reforma da água em Junho

Os municípios das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto estão contra o processo de agregações de sistemas multimunicipais de água e saneamento em alta e prometem avançar para a via judicial, se necessário.
Análise

Europa atrasada no cumprimento da Directiva-Quadro da Água

O panorama europeu do cumprimento da Directiva Quadro da Água (DQA) não é muito animador. Para quem pretendia que todas as massas de água superficiais e subterrâneas apresentassem uma boa qualidade até 2015, muita coisa está ainda por fazer. Portugal não é excepção.
1 de 2