Capa

Avisos deixam de fora dezenas de operadores de águas e resíduos

Critérios de acesso aos fundos excluem automaticamente 88 entidades gestoras de águas e resíduos e o acesso difícil a apoios para elaboração de cadastro pode agravar fosso entre operadores. Unidades de produção de CDR a partir de refugos e rejeitados de TMB existentes não são elegíveis.
Editorial

Fernando Santana

“Se os critérios de acesso são bons, porque forçam uma evolução gradual, fundamentada, consentânea com a realidade, por outro lado podem contribuir para, de algum modo, prolongar o desfasamento entre níveis de qualidade das entidades”
Destaque

Cogeração: um sector à espera de regulamentação

A falta de enquadramento legal está a prolongar a agonia do sector da cogeração em Portugal. O encerramento de centrais é já significativo e promete não ficar por aqui, caso não haja mudanças. As empresas que ainda operam em Portugal procuram agora novos mercados.
Entrevista

José Melo Bandeira: “A nossa ambição é duplicar o volume de negócios nos próximos cinco anos”

A Veolia identifica diversas oportunidades na área do ambiente e está disposta a agarrar uma maior fatia do mercado, assegura José Melo Bandeira. O representante da multinacional francesa em Portugal acredita que reestruturação do grupo traz vantagens competitivas.
Atualidade

Autoconsumo: quase 14 MW de potência instalada até Agosto

Desde Março, quando arrancou o sistema de registo, já foram aprovadas 267 unidades de produção e comunicada a instalação de 2020 com potências inferiores a 1500 W.
Análise

Projecto legislativo obriga a avaliação da qualidade dos solos

Âmbito reduzido e prazos alargados são as principais críticas apontadas ao documento.
1 de 2