Terça-Feira, 09 de Fevereiro de 2010

MY AMBIENTEONLINE

Novo Registo
USERNAME:

PASSWORD:






Notícias
HOMEPAGE \ Noticias \ Detalhes

IST apresenta Reactor Nuclear Global

2005-11-24
A Euratom – European Atomic Energy Community, e o Instituto Superior Técnico (IST) promovem hoje, em Lisboa, o seminário «Iter – Oportunidades para as Empresas e Unidades de Investigação Portuguesas» naquela que será a primeira apresentação pública em Portugal do projecto ITER – International Thermonuclear Experimental Reactor, às empresas e unidades de investigação que pretendam participar no mesmo. O primeiro reactor experimental de fusão nuclear (Iter), orçado em cerca de 4 000 milhões de euros, vai ser construído em Cadarache (França), no âmbito de uma cooperação internacional que envolve a União Europeia (UE), Japão, Rússia, Estados Unidos, China, Coreia do Sul e, provavelmente, a Índia. Como coordenador da participação nacional no projecto, o IST pretende com esta iniciativa «divulgar o Iter às empresas e unidades de investigação nacionais, descrever os mecanismos previstos para a participação lusa e preparar as empresas para o seminário a realizar em Barcelona», em 12 e 13 de Dezembro de 2005, promovido pelo Programa de Fusão da Euratom. «O Iter constitui uma excelente oportunidade de trabalho para as empresas nacionais, já que mais de 80 por cento da contribuição da UE corresponde à construção dos edifícios, fabrico de componentes e prestação de serviços em áreas diversas», acrescenta o instituto. No seminário estarão presentes Roberto Andreani, vice-chefe do EFDA (European Fusion Developement Agreement) para a tecnologia, Carlos Varandas, do Centro de Fusão Nuclear do IST, e Maria Emília Manso, professora do IST e responsável pela participação da União Europeia nos diagnósticos de reflectrometria.

Notícias Relacionadas

 « voltar


Agenda
Ver no Calendário
Fevereiro, 2010
1
2
3
4
05
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
Março, 2010
1
2
03
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25 26 27
28
29
30
31

PRODUTOS E SERVIÇOS   DIRECTÓRIO DE EMPRESAS
Minibloco AP®

Desenvolvido a pensar numa solução prática, compacta e de fácil operação e manutenção, o Minibloco AP® é a solução ideal para pequenos aglomerados populacionais.

 
Sopsa - Representações e Comércio, Lda.

Com uma vasta experiência no sector do ambiente, a empresa é líder de mercado dos contentores semi [...]



About Media 2006 - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Créditos | Contactos | Publicidade no Ambiente Online