Notícias
HOMEPAGE \ Noticias \ Detalhes
Ecovia atravessa Algarve em 2006
2006-03-02
Integrada na rede europeia das Vias Verdes, a ecovia do Algarve vai ter uma extensão de 214 quilómetros, num percurso contínuo entre Vila Real de Santo António e Sagres. Na opinião do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, «o projecto traz impactes ambientais bastante positivos».
José Campos Correia referiu ao jornal Arquitecturas que a maioria dos troços não se faz por construção mas pela «recuperação de caminhos e trajectos localizados em áreas naturais, nomeadamente a zona das salinas e as plataformas férreas desactivadas».
A juntar às ecovias, serão criadas infra-estruturas de apoio ao longo dos percursos. Esta oportunidade poderá abrir portas a um turismo alternativo ao balnear: «o turismo ambiental não se limita à sazonalidade do turismo sol e praia. São turistas preocupados com o ambiente, com o uso do território, e os promotores turísticos poderão desenvolver este mercado, criando condições logísticas», sublinha.
No final de 2006, estará concluída a primeira fase do projecto, que envolve a participação dos 12 concelhos litorais, numa parceria entre a CCDR Algarve, a Grande Área Metropolitana do Algarve e o Instituto de Conservação da Natureza.
A segunda fase, que se vai desenvolver em Alcoutim, Aljezur e Monchique, três concelhos do interior algarvio, avança em 2007. O investimento é de três milhões de euros.
| PRODUTOS E SERVIÇOS | DIRECTÓRIO DE EMPRESAS | |

