ENQUADRAMENTO

O GRUPO ABOUT MEDIA REÚNE O MELHOR DE PORTUGAL EM MATÉRIA DE GESTÃO DE PERDAS DE ÁGUAS

 

 

Esta é uma iniciativa inédita em Portugal onde, pela primeira vez, reunimos especialistas reconhecidos internacionalmente provenientes de instituições nacionais com provas dadas em matéria de gestão de perdas de água: o LNEC, a EPAL, e ainda com a participação do Prof. Joaquim Poças Martins.

                                                                                                 

 

Cerca de 30% da água distribuída em Portugal não é faturada devido a ruturas em condutas, fugas e extravasamentos em reservatórios e ramais, erros de medição e usos não autorizados, atingindo valores na ordem dos 170 milhões de euros anuais. Este valor reflete a necessidade de investimento no aumento da eficiência e na manutenção dos sistemas, na redução de avarias e consequentemente, na diminuição da quantidade de água perdida.

                                              

 

O problema da ineficiência das redes de abastecimento agrava-se perante o um cenário de incerteza climática onde as situações de escassez de água ameaçam tornar-se mais frequentes, exercendo uma pressão adicional sobre os recursos hídricos. Neste contexto, torna-se imperativo resolver o problema das perdas de água nos sistemas de abastecimento.