FORMADORES

Eng. José Manuel Sardinha

Licenciado e mestre em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua atividade profissional na área da consultoria de águas, águas residuais e resíduos sólidos urbanos. Foi colaborador do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa onde é Docente Convidado. Enquanto gestor do grupo AdP desempenhou funções de vogal executivo do Conselho de Administração da Simarsul e Vogal não executivo no Conselho de Administração das Águas do Oeste. É vogal do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e Coordenador do onselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros.



Eng.ª Aisha Mamade

É licenciada em Engenharia Civil e mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. É bolseira de investigação no Departamento de Hidráulica e Ambiente, Núcleo de Engenharia Sanitária (NES), no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Atualmente está envolvida num projeto europeu e num projeto nacional, ambos relacionados com a análise de consumos de água e gestão integrada de perdas de água e energia. 



Prof. Joaquim Poças Martins

Licenciado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, Master of Science e PhD pela Universidade de Newcastle upon Tyne, (Inglaterra), diplomado em Alta Direção Empresarial pelo Instituto de Estudos Superiores de la Empresa da Universidade de Navarra (Espanha) e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros. É Professor Associado com Agregação de Hidráulica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde prossegue a carreira académica desde 1974.

Da vasta experiência profissional destacam-se os cargos de Secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor do XII Governo da República Portuguesa, Presidente do Conselho de Administração das empresas AdP (Águas de Portugal), AdP Internacional, EPAL, Águas do Douro e Paiva, Águas de Gaia e Gaiurb e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

É autor de dois livros e de uma centena de publicações científicas, técnicas, pedagógicas e empresariais.