APRESENTAÇÃO

GOIÁS 2015: O ANO DOS RESÍDUOS

 

O setor dos resíduos brasileiro atravessa um momento ímpar. A Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece princípios, objetivos, diretrizes, metas e ações importantes visando o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

 

É uma enorme tarefa que o Brasil tem de abraçar.


E, nessa hora, é precioso conhecer experiências exitosas que serviam de exemplo em termos de indicações.


É o caso da experiência de Portugal que cumpriu nas últimas duas décadas uma agenda muito semelhante aquela que o Brasil hoje cumpre.


Essa semelhança tem levado a Portugal, nos últimos anos, muitas centenas de profissionais brasileiros ligados ao setor dos resíduos para ter contato e conhecer a realidade portuguesa.


Portugal, tal como o Brasil hoje, precisou de implementar o seu setor dos resíduos, atender as populações, as cidades e as indústrias, e fê-lo com sucesso.


Essa evolução, impulsionada pela sua entrada na Comunidade Europeia, permitiu encerrar os lixões, implementar uma rede excecional de coleta seletiva e uma infinidade de infraestruturas que permitem o gerenciamento de todo o tipo de resíduos, sendo Portugal hoje em dia autossuficiente.


Em 1996 existiam em Portugal 341 lixões ativos que foram eliminados em cerca de cinco anos.


O caminho, percorrido por Portugal, é muito recente (tem pouco mais de duas décadas), os seus protagonistas, especialistas, técnicos estão ainda em plena ação. Isso torna o caso português um caso a ser seguido pelo Brasil por tudo aquilo que pode contribuir em termos de indicações, quer seja nos exemplos a seguir quer seja nos erros a evitar.


É um caso de sucesso na Comunidade Europeia, que o Brasil precisa conhecer!


Com este exemplo bem vivo, a About Media Brasil promove, em Goiás, 4 Seminários que fazem parte da maratona de seminários intitulada Goiás 2015 - o Ano dos Resíduos. Uma forma de conhecer o gerenciamento integrado de resíduos sólidos na Europa através de Portugal!


Cada seminário irá abordar um assunto diferente dentro da temática dos Resíduos Sólidos:


• Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos

• Resíduos de Saúde
• Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos
• Regulação em Serviços de Águas e Resíduos

 

A qualidade técnico-científica dos Seminários Goiás 2015 é atestada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, uma instituição com prestígio internacional.

 

A About Media Brasil passará certificado de presença aos participantes.

Pode ainda consultar: GOIÁS 2015: O ANO DOS RESÍDUOS