SEMINÁRIO II - RS

RESÍDUOS DE SAÚDE
18 e 19 junho 2015 Goiânia

 

Portugal aprovou o seu primeiro Plano Estratégico dos Resíduos Hospitalares em 1999. Finda a sua vigência, e mantendo-se a necessidade de assegurar uma gestão adequada deste tipo de resíduos pelos riscos potenciais associados e perigosidade intrínseca, para a saúde e para o ambiente, procedeu à sua revisão. Hoje vigora o Plano Estratégico dos Resíduos Hospitalares 2011-2016 (PERH 2011-2016).


Os objetivos e ações foram ancorados em cinco Eixos Estratégicos: 1)Prevenção; 2)Informação, Conhecimento e Inovação; 3)Sensibilização, Formação e Educação; 4)Operacionalização da Gestão e 5)Acompanhamento e Controle.

 

Hoje Portugal conhece bem as principais tecnologias de tratamento de resíduos hospitalares (autoclavagem, desinfeção química, microondas, ionização, incineração, sistema de plasma). O seminário Resíduos de Saúde constitui-se como importante momento de partilha da experiência portuguesa quer em matéria das orientações estratégicas que definiu para gerir os seus resíduos hospitalares quer em matéria da sua experiência com a operacionalização dos sistemas de gestão.

 


PALESTRANTES


O seminário Resíduos de Saúde, que a About Media Brasil organiza, terá a duração de dois dias e conta, como palestrante, com o Eng. Carlos Martins que em Portugal foi vice-presidente do Instituto dos Resíduos, do Ministério do Ambiente tendo tido alta responsabilidade na implementação do sistema de gestão dos resíduos de serviços de saúde em Portugal. Conta ainda com a Eng.ª Anabela Santiago, como palestrante, especialista portuguesa que integrou o Grupo de Trabalho dos Resíduos Hospitalares que elaborou, em Portugal, o Plano Estratégico dos Resíduos Hospitalares 2011 – 2016.

 

A qualidade técnico-científica dos Seminários Goiás 2015 é atestada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, uma instituição com prestígio internacional.

 

A About Media Brasil passará certificado de presença aos participantes.