Fórum de Excelência vai debater regulação económica da gestão direta

“A regulação económica dos serviços de águas de entidades gestoras em modelo de gestão direta” será o grande tema do 3.º Fórum de Excelência dos Serviços de Águas.

 

Este será um dos momentos altos da 14.ª Expo Conferência da Água, que decorre de 10 a 12 de dezembro, no Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa, uma organização do jornal Água&Ambiente, editado pelo Grupo About Media.

 

O modelo de gestão direta corresponde às entidades gestoras de titularidade estatal, ou seja, câmaras municipais, serviços municipalizados e empresas municipais ou intermunicipais.

 

É o caso da recém-criada Águas do Alto Minho, uma empresa público-pública que tem a participação da Águas de Portugal e de oito municípios que se agregaram para gerir a água em baixa: Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

 

O vice-Presidente da Águas do Alto Minho e presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, Vitor Lemos, falará em nome da parceria, a propósito do tema, para inspirar outras entidades gestoras.

 

Além da Águas do Alto Minho outras duas entidades gestoras de diferentes escalas foram também convidadas. O painel contará com o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e estará ainda presente a Diretora Financeira dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Sintra, Lídia Lopes

 

As orientações estratégicas do regulador sobre a gestão direta dos serviços de águas, nomeadamente os "números e os factos da gestão direta dos serviços de águas em Portugal", serão apresentadas pelo Diretor do Departamento de Gestão Direta da ERSAR, Miguel Nunes, e pela Coordenadora do Departamento de Gestão Direta da ERSAR, Rita Silva. Haverá ainda um momento para a apresentação do "ciclo regulatório da gestão direta".

 

Para encerrar o 3.º Fórum de Excelência dos Serviços de Águas o Diretor do Departamento de Gestão Direta da ERSAR, Miguel Nunes, apresentará aspetos da proposta do regulamento tarifário da água relacionados com as entidades que operam em modelo de gestão direta.

 

O Fórum de Excelência dos Serviços de Águas, organizado em parceria com a ERSAR, visa a capacitação anual das entidades gestoras dos serviços de gestão de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais através da “apresentação das orientações estratégicas do Regulador e casos exemplares, inspiradores, em áreas consideradas prioritárias para a sustentabilidade e eficiência rumo à excelência da gestão dos serviços de águas”.

 

(in AmbienteOnline 25.10.2019)